quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

ETNIAS: como surgiram esses povos importantes no Brasil.

Para entender o surgimento das etnias no Brasil, é preciso voltar ao tempo, à época do descobrimento do nosso país.

O descobrimento do Brasil foi uma aventura no Novo Mundo, assim chamado pelos navegadores portugueses que enfrentaram terríveis tempestades nos mares, há mais de 500 anos atrás.

Por volta dos séc. XIV e XV, surgiu então o Brasil, país dotado de uma enorme variedade de povos e paisagens, onde, neste início, as etnias predominantes eram os índios, os nativos senhores da selva que viviam de uma forma muito diferente da nossa atualmente.

Logo, iniciaram-se as misturas das raças; já havia no Brasil o homem branco, originado de Portugal, representado pelos espanhóis, o índio, povos nativos da nova terra descoberta e a mistura dessas duas raças deu origem aos mamelucos, nova etnia que começava a enraizar no país.

Após algum tempo, os negros, principalmente da costa ocidental africana, foram trazidos para o novo país como mão de obra escrava. O negro no Brasil deu origem a mais uma etnia: a junção do homem negro com o homem branco gerou o mulato ou mestiço; e a junção do homem negro com o índio original do Brasil originou o cafuzo.

Essa miscigenação de nosso país faz com que aconteça uma grande experiência cultural, puramente genética e social. Essa mistura reflete a ‘cara’ alegre e colorida do nosso país.




Imagem disponível em http://www.girafamania.com.br/artistas/personalidade_wasth.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário