terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Etnia e seu significado

Etnia significa povo e é um termo de origem grega. Esta palavra é utilizada para denominar um determinado grupo que possui afinidades de idioma e cultura, independente do país em que elas estejam.

O termo etnia surgiu inicialmente em Israel, especificamente na época retratada na Bíblia, quando as pessoas que ainda não tinham sido evangelizadas, ou seja, ainda não tinham recebido a pregação, eram excluídas e diminuídas por aqueles que já tinham passado pela evangelização.

A etnia é utilizada também de forma pejorativa, para significar preconceito contra um determinado grupo racial, ou para mostrar pessoas excluídas, que são minoria. Etnia é exatamente a sua tradução, um grupo de indivíduos que possuem fatores culturais iguais, como religião, língua, roupas e não apenas a cor da pele, por exemplo. Por esta razão, atualmente, existem diversos conflitos entre etnias, como por exemplo, na África, onde há várias etnias.

A etnia representa a consciência de um grupo de pessoas que se diferencia dos outros. Esta diferenciação ocorre em função de aspectos culturais, históricos, linguísticos, raciais, artísticos e religiosos.

 
Os indígenas fazem parte das várias etnias que compõem o Brasil.

Um comentário:

  1. Etnia muito bem definido como palavra a não ser quando é usada para um determinado grupo de raça e/ou uma comunidade de forma pejorativa.

    ResponderExcluir